Ateliê 23 apresenta duas sessões do ‘Cabaré Chinelo’ no Teatro Amazonas

As apresentações acontecem no dia 22 de março, às 19h e 21h30

Ateliê 23 apresenta duas sessões do ‘Cabaré Chinelo’ no Teatro Amazonas

O “Cabaré Chinelo”, espetáculo do Ateliê 23 indicado ao 34º Prêmio Shell de Teatro, tem duas sessões confirmadas no Teatro Amazonas, no dia 22 de março, às 19h e 21h. Os ingressos estão disponíveis no Instagram (@atelie23) e no site atelie23.com.  

“É a única apresentação do ano no Teatro Amazonas e, com 80% dos ingressos vendidos do primeiro horário, foi aberta uma sessão extra”, afirma Taciano Soares, diretor da companhia e do espetáculo que é sucesso de público e crítica. “A venda de ingressos para a segunda sessão inicia nesta quarta-feira, dia 13, às 18h”.

A temporada 2024 da obra sobre as mulheres vítimas de tráfico internacional e sexual no período da Belle Époque chega repaginado ao palco do maior patrimônio histórico do estado. Entre as novidades está o figurino assinado por Eric Lima, com assistência de Andira Angeli e apoio de Sarah Margarido. 

“Sem perder a identidade de cada personagem, a nova proposta cria uma atmosfera interna de cabaré ainda mais exacerbada, onde o espectador observa mais a vulnerabilidade de cada mulher”, explica o artista. “O documental dos jornais está mais aparente na construção dos detalhes, tudo que casará muito bem com a nova maquiagem”.

Mudanças

A atriz Bruna Pollari, que interpreta Maria na peça, destaca que o “Cabaré Chinelo” mostra renovação a cada processo e, desta vez, apresenta mais uma personagem em cena.  

“É a Emiliana, vivida pela atriz Emily Danali, uma mulher viúva que chega ao cabaré, com um enredo importante numa combinação do fanatismo religioso e a opressão às mulheres”, pontua Bruna Pollari. “A estreia dela foi uma surpresa, somente três pessoas do elenco sabiam e foi uma surpresa interessante porque estamos sempre nos renovando”. 

Andira Angeli, a Antonieta, afirma que está ansiosa para experimentar as mudanças e acompanhar a receptividade do público em teatros lotados em Manaus e outras cidades. 

“Quero estar em cena, emprestando a minha loucura para Antonieta para dar voz a essas mulheres em um espetáculo que está fazendo história na cidade e no teatro amazonense”, comenta a atriz. 

Trilha Sonora

No dia 20 de março, às 20h, o Ateliê 23 apresenta “Cabaré Chinelo – O Show”, com a trilha sonora do espetáculo e participação da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA).

O repertório conta com 12 músicas, como “Somos o Cabaré”, “Soulanger”, “Maria É Gente”, “Prazer, Luiza”, “La Muerte”, “Moço”, “Bom Amigo”, “Tatá”, “Eu Sou a Maior”, “Lobas”, “Descanse” e “Grito de Conceição”. 

São Paulo e Curitiba

O “Cabaré Chinelo” volta ao Teatro B32, em São Paulo, em 30 de março, às 20h. 

Nos dias 2 e 3 de abril, o espetáculo compõe a programação do 32º Festival de Curitiba, um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil. Os ingressos estão esgotados em todas as sessões.

Prêmio Shell de Teatro

A produção que mostra a trajetória de personagens reais é uma das indicadas ao 34° Prêmio Shell de Teatro, na categoria "Energia que Vem da Gente", que premia iniciativas relacionadas ao universo teatral com impacto social positivo. O resultado vai ser divulgado nesta terça-feira (12/03), em São Paulo.

O Ateliê 23 também conquistou o 22º Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de Artes no Teatro do Brasil, com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, em duas categorias, entre elas "Melhor Companhia". A peça foi indicada ainda como “Melhor Elenco” nesta edição.

No 17º Festival de Teatro da Amazônia, o “Cabaré Chinelo” conquistou prêmios de “Melhor Espetáculo” e “Direção”. A peça foi indicada nas categorias “Melhor Atriz”, “Melhor Ator” e “Trilha Sonora”.

O projeto, inspirado na pesquisa de Narciso Freitas e em parceria com a companhia de teatro argentina García Sathicq, tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), além da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas – IBERESCENA.