Deputado João Luiz destaca trabalhos na Aleam que tem mudado o cotidiano das crianças no estado do Amazonas

Parlamentar tem desenvolvido políticas públicas em prol do público infantil do estado do Amazonas

Deputado João Luiz destaca trabalhos na Aleam que tem mudado o cotidiano das crianças no estado do Amazonas

No Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12), o presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca os trabalhos desenvolvidos para o público infantil, que tem mudado a vida de famílias, por meio de indicativos, requerimentos, destinando mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares, além de desenvolvimento de leis e projetos voltados às áreas de educação, esporte, saúde e lazer.

“Nosso trabalho é desenvolver políticas públicas e garantir os direitos das crianças com mais oportunidades nas áreas esportiva, educacional, saúde e tecnológica. Temos atuado intensamente à favor do público infantil seja com palestras em escolas, audiências públicas, sessões especiais, conversando com os pais, educadores e levando um trabalho sério para nosso estado ser referência no Brasil e em outros países”, disse o deputado João Luiz, que ressaltou que a Rede de Proteção da Criança e Adolescente tem ficado mais fortalecida no estado do Amazonas.

Ao longo dos mandatos no Poder Legislativo, o deputado João Luiz fez requerimentos que dispõem sobre a obrigatoriedade de vagas nas escolas para crianças e adolescentes, cujas mães encontram-se em situação de violência doméstica e/ou familiar no Amazonas, além da capacitação escolar para crianças e adolescentes e prevenção de situações de violência intrafamiliar e de abuso sexual.

O parlamentar também indicou por meio de requerimentos ao governo que sejam instituídos o Dia Estadual de Combate às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes e o Programa de Prevenção e Combate à Exploração Sexual e ao Tráfico de Mulheres e Crianças no Estado do Amazonas.

João Luiz também por requerimento indicou que no dia 30 de agosto seja instituído no calendário oficial do estado o Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes. Para a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas indicou a efetivação e entrega de materiais tecnológicos: computadores para os professores e secretária da escola, impressoras e tablets, com o objetivo de auxiliar nas atividades e jogos de aprendizagem destinados às crianças autistas na escola Estadual Professora Rosa Cruz, localizada na avenida Castelo Branco, em Benjamin Constant.

O republicano indicou para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) o retorno da Campanha “Não troque a infância por moedas”, com o intuito de conscientizar a população acerca da proteção dos direitos das crianças e combater a exploração infantil e ao governador Wilson Lima a indicou a implantação da “Ronda Criança Protegida.”

Pelci
O deputado João Luiz indicou ao Governo do Amazonas a implantação do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que beneficia mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens com as modalidades de vôlei, jiu-jitsu e futebol.

Projetos de Lei
O republicano é autor do Projeto de Lei (PL) Nº 71/2023, que dispõe sobre prioridade na matrícula em creches e escolas, para crianças e adolescentes órgãos decorrentes da Covid-19, do PL Nº 872/2023, que institui o Dia Estadual do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação no Estado do Amazonas, do PL Nº 837/2023, que “altera o artigo 5º, o parágrafo único do Art. 9º, e o § 1º do Art. 16, da Lei nº 5.828, de 31 de março de 2022, que dISPÕE sobre a reorganização do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas”.

João Luiz é autor do PL Nº 373/2023, que dispõe sobre a inclusão do registro de digitais da planta dos pés das crianças e das digitais das mães no verso da declaração de nascido vivo – DNV, visando à prevenção de falsificações.

Comissão
Como presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o deputado João Luiz desenvolveu a campanha “Ei, te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças é crime” e Projeto Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania, que alcançou mais de 20 mil pessoas no estado do Amazonas.

Lei
A Lei 6.454/2023, que dispõe sobre a implantação do aplicativo infância protegida, é de autoria do deputado João Luiz. O projeto está atualmente em desenvolvimento e será um dispositivo tecnológico, onde será possível realizar denúncias de forma rápida e segura.