Fenapred realiza reunião técnica para criação da Rede de Apoio à Saúde Mental por iniciativa do deputado João Luiz

Fenapred realiza reunião técnica para criação da Rede de Apoio à Saúde Mental por iniciativa do deputado João Luiz

A Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), realizou nesta segunda-feira (11/3), uma reunião técnica no miniplenário Cônego Azevedo para criação da Rede de Apoio à Saúde Mental.

“O objetivo central desta reunião é dar continuidade no amparo das pessoas carentes em saúde mental. A reunião técnica debateu a criação de uma Rede de Apoio à Saúde Mental no Amazonas e fizemos a proposta de uma Carta de Intenções, além de debater sobre este tema tão importante na nossa sociedade, principalmente, na prevenção da depressão e do suicídio”, disse o deputado João Luiz.

A secretária Executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde (SEAEP), Laís Ferreira, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), explicou que essa é uma pauta muito relevante devido aos casos de suicídio, consumo de drogas, além do aumento dos casos de depressão e ansiedade.

“A estratégia hoje é reunir vários entes e rever a estrutura de atendimento da saúde mental em todo o Estado, para que possamos fortalecê-la e melhorar. Essa reunião técnica foi uma propositura do deputado João Luiz à respeito da saúde mental, onde é uma pauta muito relevante devido aos números que acompanhamos”, afirmou a secretária Executiva, Laís Ferreira.

O presidente do Projeto Transformando Vidas do bairro Colônia Antônio Aleixo, Fábio Martins, ressaltou que a reunião técnica debateu temas de extrema relevância para a sociedade amazonense. “Muitas pessoas sofrem com seus problemas, mas não fazem exposição disso, não procuram ajuda, então, às vezes, é de suma importância o Estado ir atrás dos pacientes e verificar o que ele está sofrendo”, pontuou Martins.

A reunião também contou com a diretora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Sul, Luciana  Lopes; do Agostinho Pereira, representando a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); da Diana Oliveira, representando a SES-AM; da Renata Bianca, gerente de programas e projetos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar; da gerente do RespirAR, Erick Gadelha, representante da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel); do defensor público Arlindo Gonçalves, dentre outras autoridades.