Governo perde e Aleam derruba veto de PL de contratação de parentes para Secretário de Estado

Com 14 votos contra o veto e três abstenções Assembleia Legislativa ganhou do Governo

Governo perde e Aleam derruba veto de PL de contratação de parentes para Secretário de Estado
O veto governamental contra o Projeto de Lei, que que dispõe sobre a proibição da contratação de cônjuge foi derrubado - Foto: Divulgação

Manaus - O veto governamental contra o Projeto de Lei, que dispõe sobre a proibição da contratação de cônjuge, companheiros ou qualquer parente consanguíneo ou afim, em linha reta, ou até segundo grau de Secretário de Estado do Amazonas, como prestador de serviços ou produtos foi derrubado nesta quarta-feira (28), com 14 votos contra o veto e três abstenções na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Esse projeto é bem claro. É para combater a corrupção, que ficou bem escancarada, apresentada por nós durante o trabalho da CPI da Saúde e nesse caso específico nós na CPI da Saúde demonstramos que havia contrato do marido da secretária de comunicação, além disso ele fazia parte junto com sua empresa, que é a Sonoar do esquema fraudulento dos respiradores e por conta disso, e para inibir este tipo de ação nós apresentamos esse projeto”, disse o deputado Delegado Péricles Nascimento.

O deputado Felipe Souza (Patriotas) afirmou também que a matéria é importante para o Estado. “Ora se isso já era comum para todos nós parlamentares já era tempo também para os secretários de Estado”, afirmou o parlamentar, que votou contra o veto.

De acordo com o deputado Wilker Barreto (Podemos), a norma é um aprimoramento da lei no Estado e visa combater corrupção nas gestões do Governo do Amazonas. “A Constituição alcança os deputados estaduais, mas não alcanço os secretários de Estado? Isso foi fruto do que nós vimos na CPI. Eu acredito que é um avanço. Tudo que for ao encontro do aprimoramento de controle é o papel desta Casa”, frisou Barreto.

Votação
Abdala Fraxe – Contra o veto
Adjunto Afonso – Contra o Veto
Alessandra Câmpelo – Abstenção
Álvaro Campelo – Contra o Veto
Ricardo Nicolau – Contra o Veto
Belarmino Lins – Contra o Veto
Dr. Gomes – Contra o Veto
Mayara Pinheiro – Contra o Veto
Felipe Souza – Contra o Veto
Joana Darc – Abstenção
João Luiz – Contra o Veto
Josué Neto – Contra o veto
Roberto Cidade – Contra o Veto
Saulo Vianna – Abstenção  
Wilker Barreto – Contra o Veto
Serafim Côrrea – Contra o Veto
Delegado Péricles – Contra o Veto