Líderes Comunitários são homenageados em Sessão Especial na Assembleia Legislativa

A reunião aconteceu no Plenário Ruy Araújo, por propositura do deputado João Luiz e de 100 líderes comunitários amazonenses, que receberam Certificados de Honra ao Mérito em reconhecimento ao trabalho desenvolvido

Líderes Comunitários são homenageados em Sessão Especial na Assembleia Legislativa

Atendendo Requerimento do deputado João Luiz (Republicanos),a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta sexta-feira (5), Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário, celebrado neste 5 de maio.

A reunião aconteceu no Plenário Ruy Araújo, com a participação do deputado Sinésio Campos (PT) e de 100 líderes comunitários amazonenses, que receberam Certificados de Honra ao Mérito em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

O Dia do Líder Comunitário foi instituído por meio da Lei nº 11.287/2006, com o objetivo de valorizar e homenagear aquele agente que busca soluções junto ao poder público para os problemas existentes nos bairros onde atuam. “Um líder comunitário assume perante as pessoas do local onde mora a responsabilidade, o zelo e o cuidado por todas as questões de interesse comum”, explicou o deputado João Luiz, em seu discurso durante a homenagem.

A necessidade de liderança surge, declarou o parlamentar, mediante as demandas da comunidade, papel que é naturalmente desempenhado por pessoas que possuem um caráter motivador de trabalho em conjunto e reconhecimento das aptidões particulares de cada membro comunitário. “E hoje esta Casa, que é chamada como Casa do Povo, reconhece os líderes do povo”, disse o parlamentar.

Reconhecendo o trabalho desses homens e mulheres que muitas vezes abrem mão de suas vidas pessoais para atuar em prol da sua comunidade, o deputado Sinésio Campos falou que são essas pessoas que reivindicam em nome da comunidade solução para a falta de água, asfalto, escola e postos de saúde, por exemplo. “Estão lá na ponta, encarando todos os problemas que tem nas comunidades”, avaliou Campos.

Falando em nome dos homenageados, Alailson Oliveira da Silva, presidente da Federação Amazonense das Comunidades, disse que os líderes comunitários não se limitam a “apenas criticar”, mas sim para apontar onde estão os problemas e contribuir para a solução dos mesmos. “O meu desejo é que o poder público e os Parlamentos olhem o líder comunitário como um parceiro, como um agente social que busca o bem estar social”, disse.

Finalizando a reunião, o diretor presidente da Fundação de Alto Rendimento e representante do governador Wilson Lima (União Brasil), Jorge Elias, reforçou a necessidade de homenagear e reconhecer o trabalho dos líderes comunitários.