Partiu bloquinho? Confira os recursos e orientações de segurança da Uber para o Carnaval

Seja de carro ou de moto, a Uber não tolera assédio, discriminação ou violência durante viagens pelo app

Partiu bloquinho? Confira os recursos e orientações de segurança da Uber para o Carnaval

O Carnaval está chegando e a Uber aproveita para reforçar que o bloco do respeito é o primeiro que deve entrar na avenida e nas viagens por aplicativo. O Código da Comunidade da plataforma deixa claro que toda experiência em viagens deve ser positiva, segura e respeitosa. Especialmente no período de festas, a empresa reforça que mulheres têm o direito de ir e vir com segurança e comportamentos como cantadas, olhares insistentes ou contato físico entre usuários(as) e parceiros(as), durante uma viagem com a Uber, não são permitidos e podem levar à desativação da conta.
 

A Uber mantém uma equipe de suporte treinada para lidar com incidentes de segurança, que estão a postos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se precisar reportar alguma ocorrência, basta tocar em "Ajuda" no aplicativo ou acessar help܂uber.com e realizar o procedimento aplicável para que a equipe de suporte possa ter conhecimento e iniciar o atendimento. Em caso de emergência ou perigo imediato, alerte o serviço de emergência ou as autoridades locais antes de avisar a Uber.

 

Além disso, em parceria com o MeToo, a empresa disponibiliza um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero ou discriminação na plataforma e sempre se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações.
 

ORIENTAÇÕES PARA O CARNAVAL

Para que a experiência no aplicativo da Uber seja a mais agradável, segura e confortável possível, a empresa reforça algumas dicas:
 

1. Bebida alcoólica: se for beber, deixe para fazer antes ou depois de pegar o veículo de aplicativo: não é recomendado portar bebidas alcoólicas abertas durante viagens com o aplicativo da Uber. É importante frisar que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos os envolvidos, portanto, caso tenha consumido bebida alcoólica, opte por solicitar um carro, não moto! Isso porque é fundamental que o usuário tenha plenas condições de se manter equilibrado durante as viagens com moto e não prejudique a condução do motorista parceiro da Uber.
 

2. Confira o veículo antes de entrar: em locais de concentração de foliões, é comum que muitas pessoas solicitem veículos ao mesmo tempo. Por isso, ao encontrar o motorista, verifique se marca, modelo, placa, nome e foto do motorista parceiro correspondem às informações apresentadas no aplicativo. Para reforçar a confirmação de que está entrando no carro certo, é interessante habilitar o recurso U-Código, que gera um código exclusivo de 4 números após solicitar uma viagem. O código deve ser fornecido verbalmente ao motorista, no momento de embarque, antes que o trajeto seja iniciado.
 

4. Cuide do veículo como se fosse seu: o momento é de festa, mas o veículo é um instrumento para o parceiro gerar sua renda. Por isso, os usuários devem evitar consumir alimentos e bebidas. E atenção para o glitter e a purpurina! Sujar o veículo vai exigir que o parceiro deixe de fazer viagens para limpar o veículo, e pode gerar um custo extra para o usuário, por meio de uma taxa de limpeza.
 

5. Itens esquecidos: se o usuário perder alguma coisa durante uma viagem com o app da Uber, pode pedir ajuda pelo aplicativo ou pelo site. Basta encontrar a viagem em "Atividade" e selecionar "Encontrar objeto perdido" para entrar em contato com o motorista e perguntar sobre um objeto perdido.

 

6. Use os recursos de segurança: A Uber disponibiliza ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros. É recomendado que os usuários ativem as ferramentas da Checagem de Segurança, que permite conferir como estão configuradas cada uma das ferramentas de segurança oferecidas pela plataforma. Recursos como compartilhamento de rota, gravação de áudio e ligação para a polícia também ficam disponíveis durante as viagens e podem ser acessados pelo escudo azul que fica do lado direito do mapa.
 

UBER MOTO

A alternativa para quem deseja economizar é o Uber Moto, mas é preciso que o usuário esteja atento às orientações de segurança relacionadas aos equipamentos e comportamento em viagens nessa modalidade.
 

O que é preciso saber antes de embarcar?

  • Se beber, vá de carro: a lei proíbe dirigir ou andar de moto sob efeito de álcool, drogas ou qualquer substância que prejudique a capacidade de operar o veículo com segurança. Se um motorista notar que o usuário está embriagado ou fora de si, ele pode recusar a viagem para sua própria segurança.
  • Capacete é obrigatório e protege vidas: nunca inicie uma viagem com moto sem se equipar com o capacete! Além de ser obrigatório por lei, bem como pelas regras da plataforma, o equipamento é fundamental para a segurança em viagens com moto. A situação ideal é que o usuário tenha seu próprio capacete individual. Caso não o tenha, é possível perguntar ao motorista parceiro se há um extra disponível, antes de iniciar uma viagem de Uber Moto.
  • Vestuário também reforça a segurança: use roupas apropriadas que permitam a mobilidade. Evite sandálias ou calçados que caiam facilmente, assim como roupas de banho, optando por roupas que cubram partes do corpo como o tórax e pernas e dando preferência a elementos que deem alta visibilidade, principalmente à noite.
  • Cuide dos seus pertences: evite deixar objetos nos bolsos e guarde todos os seus pertences em uma bolsa ou mochila, para reduzir as chances de perder algum item durante o trajeto.
     

Como se portar em uma moto com segurança?

  • Uso correto do capacete: o capacete deve ter o tamanho correto e estar devidamente fixado. É necessário manter as viseiras limpas e respeitar a validade indicada pelo fabricante. A parte externa do capacete precisa ser higienizada com álcool à 70%, ou álcool em gel, já a parte interna e alças (espuma e tecidos) precisa ser higienizada com produtos tipo spray desinfetante. É recomendado que, antes e após cada viagem, tanto o motorista parceiro quanto o usuário higienizem as mãos com álcool em gel.
  • Subir e descer da moto: suba ou desça da motocicleta somente após avisar o motorista e espere até ele estar com os dois pés no chão. Para se posicionar corretamente, coloque um pé em um dos pedais de apoio, no lado oposto do escapamento. Então, apoie as duas mãos no ombro do motorista e passe a outra perna sobre o assento, apoiando o pé no apoio oposto. Em caso de dúvidas, basta pedir orientação ao motorista parceiro.
  • Durante a viagem: segure com as duas mãos no condutor ou nas alças traseiras da motocicleta e mantenha os pés nos pedais de apoio durante toda a viagem, evitando colocar os pés no chão durante as paradas. Monitore o movimento do corpo do motorista e acompanhe seus movimentos, mantendo o peso onde ele o mantém. Nas curvas, você deve seguir com o corpo os movimentos do condutor. Além disso, tenha cuidado com o escapamento para evitar queimaduras, especialmente nos pés e pernas.
  • Evite prejudicar a condução: mantenha a atenção nos movimentos da motocicleta para evitar atingir o motorista com o capacete. Evite também ações como usar ou atender o celular, passar maquiagem, comer ou beber, fumar, distrair o motorista, entre outras ações que possam atrapalhar a viagem.

Vale conferir os materiais educativos e podcasts disponibilizados pela Uber e preparados por especialistas em segurança viária. Os conteúdos trazem, por exemplo, medidas de segurança com relação ao uso correto do capacete, postura adequada na motocicleta e o respeito rigoroso às normas de trânsito.