Pesquisa aponta que maternidade ainda é barreira no mercado de trabalho

Levantamento feito com clientes da operadora por meio da plataforma TIM Ads revela que mulheres seguem perdendo oportunidades de emprego por serem mães

Pesquisa aponta que maternidade ainda é barreira no mercado de trabalho

Por mais que haja avanços, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios no mercado de trabalho. Pesquisa conduzida pela TIM por meio da sua plataforma de pesquisas mostrou que 82% das pessoas entrevistadas perderam (26%) ou conhecem alguém – familiar (30%) ou amigas (26%) – que perdeu uma oportunidade de emprego por ser mãe. O levantamento alcançou 43 mil clientes de planos pré-pagos, que responderam voluntariamente as questões.

No Amazonas, 29% dos entrevistados apontaram que tiveram algum familiar ou parente que perdeu emprego por estar grávida, 28% disseram ter amigas nessa situação, e 24% compartilharam que perderam empregos por estarem gestantes.
Somente o fato de ser uma mulher também já afasta empregadores: 28% relatam não ter conseguido um trabalho por isso e 26% conhecem familiares que passaram pela situação, além disso 24% dizem ter amigas ou conhecidas que não foram empregadas por serem mulheres. Nesse contexto, projetos como o Mulheres Positivas são essenciais para ampliar a empregabilidade das brasileiras. 

A TIM lidera, desde 2021, o ecossistema em torno do app de mesmo nome – criado pela empresária Fabi Saad – que já conta com mais 200 empresas parceiras oferecendo cursos gratuitos de capacitação e oportunidades de trabalho para mulheres. O aplicativo é gratuito e sem consumo do pacote de dados para clientes da operadora.

O levantamento mostra ainda que 36% das pessoas respondentes admitiram ter experimentado ou testemunhado casos de machismo com pessoas próximas. Entretanto, evidenciando uma mudança de percepção social, 47% acreditam que o respeito às mulheres está crescendo, 33% afirmam que permanece inalterado e 11% observam uma diminuição. 

A pesquisa foi aplicada no mês de janeiro pelo TIM Ads, que concede bônus para navegação na internet em troca de respostas. Os dados dos usuários são mantidos em sigilo e apenas o resultado final é publicado. Leonardo Siqueira, diretor de data monetization da operadora, enfatiza a importância da plataforma para auxiliar a empresa em iniciativas: “criamos esse tipo de pesquisa com nossa base de clientes porque queremos estar alinhados com as mudanças sociais que precisam acontecer no país. A plataforma TIM Ads consegue se comunicar com os consumidores e, consequentemente, fornecer dados precisos e importantes sobre questões relevantes para a sociedade”, reforça.

Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. 
 

Com informações da assessoria de imprensa