PF investiga esquema de extorsão por meio de redes sociais

Investigação apura a utilização de identificação falsa de policiais federais para extorsão de vítimas que recebiam imagens de meninas nuas

PF investiga esquema de extorsão por meio de redes sociais
Na ação, 30 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão - Foto: Divulgação PF

Porto Alegre – A Polícia Federal deflagrou hoje (11/8) a Operação Dólos, para reprimir ação de criminosos que se passavam por policiais federais para extorquirem vítimas através de redes sociais.

Na ação, 30 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, em Porto Alegre, Gravataí, Viamão e quatro no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul, sendo três na Cadeia Pública de Porto Alegre e um na Penitenciária Estadual de Canoas.

A investigação teve início em janeiro e identificou indivíduos que se utilizavam de engenharia social para manter contato com as vítimas, utilizando perfis falsos, fazendo-se passar por meninas menores de idade. A partir do contato inicial, havia o envio de imagens das supostas menores nuas, e, posteriormente, a extorsão com a utilização de perfis falsos de dois policiais federais do Rio Grande do Sul. Os criminosos solicitavam valores para, supostamente, não dar prosseguimento às investigações.

A Polícia Federal já identificou vítimas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco.

Os crimes investigados na Operação Dólos são extorsão, associação criminosa e falsa identidade.

 

Com informações da Polícia Federal