População recebe orientação do projeto RespirAR em mega-ação sobre cuidados com medicamentos e os riscos da automedicação

vento contou com a participação de 600 pessoas na noite de quarta-feira (04/05), no Complexo da Ponta Negra, zona oeste de Manaus

População recebe orientação do projeto RespirAR em mega-ação sobre cuidados com medicamentos e os riscos da automedicação

Manaus - Uma equipe multidisciplinar do Projeto RespirAR, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), participou na noite de quarta-feira (04/05), de uma mega-ação de saúde no Complexo da Ponta Negra. De iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o evento faz parte da programação da campanha Cuidado com Medicamentos e o Risco da Automedicação.

A ação contou com a participação de 600 pessoas que tiveram a oferta de serviços e exposição de estandes de 18 instituições parceiras do Governo do Amazonas, da Prefeitura de Manaus, além de universidades públicas e privadas do Estado.

“Além de fazer um trabalho de orientação, nossos profissionais de educação física realizaram uma atividade de zumba, os fisioterapeutas auxiliaram o alongamento ao público e a profissional em técnica de enfermagem realizou a aferição de pressão, glicose, saturação sanguínea e temperatura corpórea”, disse o coordenador do RespirAR, Neibe Araujo.

Para Érica Macedo, que fazia uma caminhada com a mãe pelo Complexo da Ponta Negra, as orientações repassadas pelos profissionais são de extrema importância. “Foi um ótimo evento. Já tinha pesquisado sobre o projeto RespirAR para minha, mas hoje esclareci todas minhas dúvidas de como participar”, comentou.

Evento

A mega-ação contou com apresentações e exposições dos programas estaduais da Vigilância em Saúde voltados para a prevenção de dengue, zika, chikungunya, zoonoses, tuberculose e entomologia. Também teve vacinação contra Covid-19 (adulto e infantil), e vacinação contra influenza e sarampo.

O evento também contou com serviços de bioimpedância e teste de glicemia; exposição sobre o Programa Estadual de Controle de Tabagismo, sobre nutrição saudável; aula de ritmos (dança), estandes sobre o Crédito Rosa, Auxílio Estadual e orientações referentes ao Auxílio Brasil.

 

Com informações da assessoria de imprensa