Professor Samuel destaca a importância da Semana da Valorização da Cultura Indígena

A Lei n. 2.683 instituída no Município é de autoria do parlamentar

Professor Samuel destaca a importância da Semana da Valorização da Cultura Indígena
Professor Samuel falou sobre a importância dos povos indígenas na CMM - Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Manaus - Na manhã desta segunda-feira (19/4), o vereador Professor Samuel (PL), destacou em seu pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Lei n. 2.683 instituída no Município que traz na terceira semana do mês de abril a Semana da Valorização da Cultura Indígena, de autoria do mesmo. Exatamente na data em que se comemora o Dia do Índio, também inicia a terceira semana de abril, para o vereador a Lei é de suma importância para fomentar a Cultura Indígena do cidadão amazonense, sobre tudo das crianças e adolescentes que muitas vezes ainda não sabem quem são, como vivem e quais são a sua cultura, pois através da cultura indígena pode-se conhecer um pouco da história do povo brasileiro e essencialmente do povo amazonense.

“Embora muitas tribos de índios da Amazônia possuam contato com a cultura externa, elas ainda mantêm os principais aspectos de vida dos seus antepassados. Vivem da caça, pesca, extrativismo vegetal e agricultura. A cultura Indígena é sábia, e é simplesmente assim que devemos tratá-la, porque foi ensinada pela própria natureza, os índios aprenderam observando-a e respeitando-a, portanto, eles são sábios! Resta a nós, tentarmos ser sábios para conseguir também observá-la e respeitá-la!”, disse Samuel.

O vereador também disse que não bastava apenas um dia simbólico, por isso a lei garante que durante esta semana as escolas, os espaços públicos possam desenvolver temáticas que divulguem a importância de valorizar a cultura indígena. “Essa cultura pertence a todos nós. Lembro aqui da passagem do Senador Plínio Valério nesta Casa que sempre defendeu esta causa e eu me igualo, embora se combata os feriados, no estado do Amazonas deveria ser o único estado do Brasil que poderia ter o dia do índio como feriado, justamente por ser uma data para reflexão da nossa história”.

 

Com informações da assessoria de imprensa