Secretaria de Educação participa do lançamento da 3ª Feira Amazonense de Matemática

Iniciativa reúne projetos de alunos do Amazonas de todas as modalidades de ensino

Secretaria de Educação participa do lançamento da 3ª Feira Amazonense de Matemática

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto esteve presente na cerimônia de lançamento da 3ª Feira Amazonense de Matemática. O evento, que ocorreu no auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na manhã desta sexta-feira (03/03), contou com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Realizada desde 2018, o tema desta edição da feira é “Matemática e Sustentabilidade”. A primeira fase da iniciativa consiste na realização das feiras locais em cada município do estado. Para participar, é necessário o preenchimento do formulário https://forms.gle/46v3BBfPwstcMy3a7 até o dia 31 deste mês.

A Feira Amazonense de Matemática é um espaço de divulgação de trabalhos escolares relacionados à matéria. Nas duas primeiras edições, mais de 280 projetos foram apresentados. A secretária executiva adjunta da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, falou sobre a iniciativa e o incentivo aos alunos durante suas atividades escolares.

“É importante que os projetos apresentados estejam vinculados ao processo de ensino e aprendizagem que adotamos para as provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), além de outras que ocorrem durante o ano. Contamos com a participação de todos os nossos profissionais da educação para incentivarmos essa iniciativa”, comentou.

Etapas

Após o término da primeira fase, prevista para ocorrer na primeira quinzena de agosto, a segunda etapa consiste na divulgação dos trabalhos selecionados em cada feira local. O professor-orientador deverá gravar um vídeo com os alunos apresentando o trabalho e enviar pelo formulário de inscrição.

Nesse momento, o professor-orientador também deve disponibilizar um resumo expandido do projeto. Os trabalhos serão avaliados por professores-avaliadores e o resultado final será divulgado durante as exposições presenciais na Ufam, nos dias 16, 17 e 18 de outubro deste ano.

A Feira Amazonense de Matemática tem o objetivo, também, de promover a pluralidade, como explicou o diretor regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no Amazonas e coordenador geral do evento, Prof. Dr. Francisco Eteval da Silva.

“Recebemos trabalhos de todos os ensinos. Temos projetos de alunos do Ensino Fundamental e Médio, além dos nossos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é fazer com que alunos participem do processo de construção de conhecimento, se sintam devidamente inseridos”, disse o coordenador.

 

Com informações da assessoria de imprensa