Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social debaterá “Mudanças Climáticas”

Com a iniciativa, a Estácio vai engajar seus alunos em prol de ações ambientais e socioeconômicas sustentáveis

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social debaterá “Mudanças Climáticas”
O evento gratuito será aberto a todos os alunos e ao público externo - Foto: Divulgação

Manaus - A partir de hoje até o dia 1º de outubro, a Estácio promoverá a 9ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Este momento é ideal para promover ações relacionadas às três dimensões sustentáveis: ambiental, econômica e social. Neste ano, ainda por conta da pandemia da Covid-19, todas as iniciativas estão sendo estimuladas pelos organizadores para acontecerem por meio da internet, como palestras e debates on-line e lives, entre 9h e 18h. Para eventos presenciais é necessário inscrição online antecipada, para limitar o número de participantes. A Estácio está seguindo as orientações de biosegurança como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e álcool em gel disponível. O evento gratuito será aberto a todos os alunos e ao público externo.

As unidades que cadastrarem suas atividades no portal da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) irão receber o selo de Instituição Socialmente Responsável.   
 “O objetivo da Estácio ao promover essa iniciativa é despertar o interesse de nossos alunos e colaboradores para causas sustentáveis. Enquanto instituição de ensino superior temos a missão de educar além do que tange à formação acadêmica, engajando o aluno em ações que impactem a sociedade, nas mais diversas atmosferas: do meio ambiente ao socioeconômico, contribuindo de forma consciente para um futuro melhor", destaca Claudia Romano, Vice-Presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio.
 
O termo “mudanças climáticas” se refere às mudanças de longo prazo que vem sendo observadas e projetadas em diversas variáveis climáticas, tais como padrões de precipitação, temperatura e vento. Essas mudanças decorrem tanto de fatores antropogênicos (isto é, causados pelo Homem) quanto por fatores naturais e ocasionam uma ampla variedade de efeitos em diversos aspectos dos sistemas geofísicos, naturais e humanos. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem.   
 
E para abordar todos os temas de sustentabilidade, planeta e meio ambiente, a Estácio inicia hoje (27), com a Palestra "Áreas Protegidas e a Conservação da Natureza, com o professor Joab Hardmam", às 10h, com inscrição pelo SIA (https://shortest.link/17sE). Amanhã (28), haverá distribuição de 100 mudas e espécies arbóreas, frutíferas e plantas medicinais, à comunidade, no bloco B da unidade Constantino Nery das 9h às 11h e 14h às 17h e a oficina Slickline, com Luan de Queiros do grupo Movimento Life, a partir das 10h. Na quarta-feira (29), ocorrerá a palestra "Os Impactos Ambientas sobre as Mudanças Climáticas” comandada pela professora Dra. Fabiana Rocha. às 19h, pelo Instagram da Estácio Amazonas (https://bit.ly/3CPOjTw).
 
E, na quinta-feira (30) serão realizados três eventos, a palestra “Fisioterapia e o Meio Ambiente”, com as professoras Luciana Dias e Márcia Praia, ás 18h, no laboratório de Dança e de Cinesioterapia. Já durante a tarde, haverá ainda o atendimento gratuito à comunidade no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) das 14h às 17h. O espaço auxiliar a comunidade em assuntos como divórcio, pensão alimentícia, partilha de bens, guarda de menores, Direito do Consumidor e Direito Previdenciário. A programação da noite contará, ainda, com o debate ‘Integração com Planeta Terra: Práticas necessárias para uma ética Universal, com os mediadores: Daniel Esteves Raid Associate Founder na Lumières EdTech, às 18h30, no auditório da Estácio.
No dia 1º, a programação encerrará, às 17h, com a palestra “Saúde e Meio Ambiente: o Impacto das Queimadas, no processo respiratório, sob o comando do professor Ricardo Caramês”, no auditório da Estácio.
 
Sobre a Estácio
 
A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. É uma das instituições pioneiras também no ensino digital, na utilização de aplicativos educacionais e games de aprendizagem, incluindo aplicações que usam realidade virtual. Oferece aulas dinâmicas, com material interativo para que o aluno absorva com qualidade o conteúdo acadêmico. Está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 600 mil alunos matriculados.
 
A instituição oferece cursos de Graduação e Pós-graduação, além de soluções corporativas e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.
 
Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio apoia iniciativas ligadas ao Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. O Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar reflete o compromisso da instituição de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.

 

Com informações da assessoria de imprensa