Socioambientalistas do AM entregam manifesto de apoio à candidatura de Vanda Witoto

Umas das principais bandeiras que Vanda levantará no congresso, de acordo com a ativista, é da educação, saúde, políticas públicas robustas para os povos originários e território, e ainda buscar fortalecer a bioeconomia do Amazonas

Socioambientalistas do AM entregam manifesto de apoio à candidatura de Vanda Witoto

Manaus - Em apoio à candidatura de Vanda Witoto, oficializada durante a convenção Rede-PSOL, na sede do partido Rede Sustentabilidade, na rua Barroso, cientistas, professores, e pesquisadores socioambientalistas, que atuam no Amazonas, entregaram assinado o manifesto para a líder e ativista indígena, na quinta-feira, 4, na sede do partido Rede Sustentabilidade, na rua Barroso, centro de Manaus.

“Nesse momento político é muito importante juntarmos forças com os que pesquisam, ensinam e cuidam da Amazônia, principalmente com a ciência, educação, saúde impactadas de forma negativa pelo atual governo federal”, comenta Witoto, que é profissional da saúde, e também graduanda em pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Na cerimônia de entrega de apoio à candidatura de Witoto estiveram presentes, na sede do partido Rede Sustentabilidade, pesquisadores, professores, sociólogos, ambientalistas que estudam e pensam e buscam uma Amazônia sustentável, e buscam representantes que garantam políticas públicas robustas para os povos originários e para o meio ambiente.

Pesquisadores

Para a ambientalista e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) Muriel Saragoussi, a líder Vanda Witoto representa a esperança de mudanças na política. “Precisamos pensar numa Amazônia sustentável, a floresta em pé que gere riqueza, principalmente, para quem vive na Amazônia. Não queremos mais ver a floresta sendo destruída e só meia dúzia ficando rico”.

A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), Elisa Wandelli, durante a reunião com os sociambientalistas, na quinta-feira, comentou sobre a importância da presença de Witoto no Congresso Nacional para o fortalecimento da ‘bancada da floresta’.

“A presença da Vanda no congresso vai fortalecer muito a bancada da floresta, que hoje, temos pouquíssimos representantes. E precisamos fortalecer a voz de quem luta pelos povos indígenas, pelas florestas, pela educação, pela saúde, e a Vanda é muito preparada para lutar por todos nossos interesses”.

Ativista

Umas das principais bandeiras que Vanda levantará no congresso, de acordo com a ativista, é da educação, saúde, políticas públicas robustas para os povos originários e território, e ainda buscar fortalecer a bioeconomia do Amazonas, para desenvolver o Estado com as florestas em pé.

“A ausência de pessoas no congresso que olhe pelos povos da região amazônica, e também da Amazônia enquanto território, é gigantesca. Se a Amazônia vai existir daqui a uns anos, e os povos que nela vivem, só depende do que fazemos agora”.

A defesa da Amazônia e dos povos originários é uma pauta importe para o mundo todo, e Witoto afirma que será uma luta constante para a construção e para o fortalecimento de políticas públicas para a preservação dos povos e proteção ambiental do território.

“Vou atuar contra as PLs que tem atacado os territórios indígenas, PLs da mineração, do agronegócio, que avançam nos territórios indígenas e tem gerado muitos impactos negativos, inclusive de mortes e assassinatos em conflitos, fragilizando nossos povos e o meio ambiente”.

 

Com informações da assessoria de imprensa